quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Filosofia

Na palavra ‘jujitsu’, ‘jitsu’ significa técnica (ou prática) enquanto que na palavra ‘judô’, o ‘do’ significa caminho, que pode ter dois significados: o de um caminho pelo qual você passa e o mais filosófico e profundo que representa uma maneira de viver.
Em ambos os nomes, ‘ju’ quer dizer gentileza e suavidade, que induz a utilizar a força do oponente sem agir contra ela, podendo ser aplicada não somente na competição mas também aos aspectos humanos.

Como forma de educação e ensino, o Professor Jigoro Kano adotou o randori e os katas além de outros métodos didáticos, adicionando educação física ao treinamento intelectual e à cultura moral. A harmonia desses aspectos de educação constituem a educação ideal pela qual o judô será ensinado.

O Judô visa melhorar a habilidade mental e física. O Professor Jigoro Kano disse que o seu maior objetivo é cultivar e usar a energia humana para o bem, podendo ainda ser ampliada para todos os aspectos da vida. Esse conceito veio a formar dois grandes pilares: o melhor uso da energia individual e o bem estar mútuo. Com esta base, o prof. Kano deixou como ensinamento que, através do treinamento, a pessoa deve se disciplinar, cultivar o seu corpo e espírito por meio das técnicas de ataque e defesa, engrandecendo a essência do caminho. Os melhores usos da energia e o bem estar mútuo resumem os ensinamentos de Jigoro Kano, que pregam buscar a perfeição de uma pessoa e beneficiar o mundo.
( fonte : Apostila de exame de faixa preta " liga de judo Paulista")

Nenhum comentário:

Postar um comentário